domingo, 15/07/2018
Início / Dicas de Mãe / Toda criança deve ter uma rotina

Toda criança deve ter uma rotina

Você tem rotina com seus filhos?

A rotina tem um importante papel no crescimento e desenvolvimento da criança. É através dela que a criança começará a ter as primeiras noções de compromisso e responsabilidade, além de tornar o ambiente familiar seguro e saudável, sem grandes surpresas no decorrer do dia ou da semana, garantindo que a criança não fique ansiosa sem saber qual será a próxima tarefa.

Devem fazer parte da rotina: hora de acordar, hora das refeições, hora de escovar os dentes, hora de ir para a escola, horas das atividades escolares, hora de brincar, hora do banho e a hora de dormir

Para as crianças mais velhas, os já considerados adolescentes, acrescente também a hora de ajudar com as tarefas domésticas, como passear com o cachorro, levar lixo para fora, arrumar a cama…

Aqui em casa uso muito a frase: “ Hora de brincar, brincar. Hora de estudar, estudar. ”

Agora cuidado para não exagerar nas atividades, abra exceções, nas férias por exemplo, avise pela manhã como será o dia para não criar expectativas nas crianças.

Os bebês devem também ter uma rotina. Podemos começar com a hora do banho.  Um banho morninho é relaxante, depois vem amamentação e hora de dormir. Por isso um banho relaxante ao anoitecer começa a ser uma rotina importante para a qualidade do sono dos bebês e das mamães.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Beijinhos  

E até a próxima…

Imprima aqui um quadro de rotina.

Share Button

Leia Também

A importância da atividade física para crianças

Desde o primeiro ano de vida a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.

Um comentário

  1. Maria Vasconcelos

    amei esseQuadro de rotina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *