quinta-feira, 18/10/2018
Início / Educação / A importância dos pais no dia a dia da escola

A importância dos pais no dia a dia da escola

Toda criança tem direito à educação. Quem não tem nenhum acesso à educação não é capaz de exigir e exercer direitos civis, políticos, econômicos e sociais, o que prejudica sua inclusão na sociedade moderna.

Nos dias de hoje, devido ao trabalho, alguns pais optam por ingressar o filho na vida escolar cada vez mais cedo. Diminuindo cada vez mais o tempo de convivência com filho.

Quanto mais tempo os filhos passarem com os pais melhor para o desenvolvimento das crianças, caso isso não seja possível ofereça qualidade nesse pouco tempo. Lembre-se sempre que a família educa e as escola ensina e para isso fluir bem tem que haver uma parceria.

Quando os pais participam da vida escolar, a criança se sente apoiada e acolhida mesmo estando longe de casa. Além de obter informações sem ser as que são contadas apenas pelos filhos, quando não há o hábito da família conversar com a criança sobre os acontecimentos da escola, geralmente a família é pega de surpresa quando o problema já está em proporções mais desafiadoras.

Devemos lembrar que que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!

Espero que eu tenha ajudado

Beijos…

Share Button

Leia Também

Lista de Material Escolar – O que pode e não pode

Procon divulga o que pode ou não poder ser cobrado n lista de material escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *