terça-feira, 25/09/2018
Início / Decoração / Decoração de Quarto Montessoriano

Decoração de Quarto Montessoriano

Outro dia escrevi um post sobre Educação Montessoriana, hoje vou falar sobre a decoração de quarto montessoriana.

A ideia é que em espaços assim a criança possa interagir com o ambiente, descobrindo e aprendendo sozinha com as suas experiências e desenvolvem-se de uma maneira muito mais espontânea e saudável.

Não esqueçam que a segurança deve ser importante. Tomadas e objetos que podem machucar devem ser mantidos longe do alcance dos pequenos.

Dicas de decoração

  • Poucos móveis e peças mais baixas são um bom começo para que tenha bastante espaço para explorar, assim os pequenos podem escolher e selecionar sozinhos os brinquedos.
  • Quarto sem berço. Aposte apenas em um colchão no chão, ou em estrado bem baixinho, de maneira que a criança possa sair sozinha do seu cantinho de dormir. Se você tem medo que a criança possa rolar durante a noite, é só inserir uma proteção em torno da cama.
  • Caso a criança não seja alérgica, tapetes fofinhos são perfeitos para deixar o quarto mais aconchegante e seguro. Uma outra opção são os tapetes emborrachados.
  • O quarto deve ser muito bem organizado e com poucos objetos para que não fique sobrecarregados de informação;
  • O método indica a rotatividade dos brinquedos que compõem o espaço. Para isso, estabeleça uma rotina a cada 15 dias para tirar alguns brinquedos e livros e incluir itens novos. Isso não quer dizer que você tenha que comprar novos produtos não, a ideia é guardar os presentes que a criança ganha e usá-los para essa rotatividade.
  • O guarda-roupa deve garantir acessibilidade para os pequenos na hora de escolher a própria roupinha.
  • Outro objeto muito usado é o espelho. Ele é importante para que a criança possa se conhecer e perceber que é uma pessoa diferente dos outros membros da família.
  • Fixe barras na parede para estimular os primeiros passos da criança, assim ao sair do colchão o bebê pode se apoiar na estrutura e começar a dar os primeiros passinho.

Se você gostou da dica não deixe de curtir aqui embaixo!!!

Beijos…

Share Button

Leia Também

Decoração de quarto para adolescente

Seu filho adolescente é daqueles que fazem do seu quarto o seu mundo? E é por isso que tal ambiente precisa de uma decoração de acordo com a personalidade.

4 comentarios

  1. Parabéns, amei !!!!

  2. Parabéns, ótimas dicas ??

  3. Damares Siqueira Bastos Goncalves

    Essa mãe tagarela é fantástica, linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *