quinta-feira, 18/10/2018
Início / Festas / Como organizar uma festa infantil

Como organizar uma festa infantil

Fazer uma festa de aniversário de criança em casa é uma opção para quem busca um evento personalizado, com flexibilidade de horários e data, além de custos menores.

Agora, para quem não quer ter trabalho o ideal, seria contratar um buffet para não ter trabalho. Mas fique atenta, tudo o que for combinado no buffet tem que ser por escrito em contrato. Fazer a degustação antes da festa é uma opção, para se certificar da qualidade dos alimentos.

Se optar mesmo em fazer uma festa em casa com número pequeno de convidados, anote aí umas dicas indispensáveis para organizar aquela festa.

  1. Lista de Convidados

Após escolher a data para realização da festa, fazer a lista de convidados é a primeira tarefa a ser encarada. Por ser uma comemoração em casa, a quantidade de pessoas que entrarão na lista deve ser proporcional à estrutura que você pode oferecer.

Lembre-se que crianças menores de 5 anos, sempre vão acompanhadas dos pais.

É comum hoje em dia, colocar no convite um telefone para confirmação de presença. Isso é legal para você ter uma noção da quantidade de convidados presentes. Mas não esqueça, sempre tem aqueles que confirmam em cima da hora ou não confirmam, então, acrescente na quantidade de pessoas 30%.

Alerta!!!

Festa Final de Semana – geralmente tem um numero maior de convidados.

Festa durante a semana – tende a ter um número de convidados menor, pois geralmente os pais trabalham e não comparecem.

  1. Definir o Local e Espaço da Festa

Caso deseje alugar um salão faça diferentes orçamentos até sentir qual o espaço a ser alugado que cabe ao seu bolso. O ideal será visitar os salões para analisar como poderá ser decorado, onde estão os banheiros, espaço para mesas e cadeiras, etc. Verifique com os administradores do salão de festas quais os regulamentos e exigências, inclusive com relação a música e limpeza do salão de festas, coloque tudo em contrato. E não se esqueça de que a reserva tem que ser feita com antecedência.

Mas se você optou em fazer uma festinha em casa, então, a primeira coisa que você tem que verificar é quantas pessoas esse espaço comporta e se a infraestrutura é adequada. O número de banheiros também conta. Se forem poucos, é melhor restringir o número de convidados. Outro detalhe é se necessita ou não contratação de cobertura. É importante também reservar um espaço para oferecer algum tipo de entretenimento às crianças, ainda que na área externa da casa.

  1. Definir o Tema da Festa

O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Se a criança tiver entre 1 e 3 anos geralmente, são os pais que escolhem o tema. Mas quando a criança é maior eles fazem a escolha e dão bastante sugestões de como gostaria sua festa. Escutem!!!!

Existe um site chamado Pinterest que dá muita idéia de temas e decorações de festa, é bem legal.

Outra coisa que vale a pena em levar em conta é observar o local da festa, aproveite a decoração do local. Por exemplo, no aniversário do Matheus de 4 anos resolvi fazer a festinha no sítio dos avós e fiz a decoração de fazendinha, aproveitei os animais que tinham e fiz uma mini fazendinha para que as crianças tivessem contato com os bichos.

  1. Planejando o Cardápio

Em festas infantis não podem faltar salgados, minilanches, pizzas, pipoca e doces. É possível inserir opções mais saudáveis no menu, desde que essas tenham algum atrativo para a criançada. Montar espetinhos de frutas coloridas ou oferecê-las em potinhos individuais são boas saídas.

Outra sugestão é deixar petiscos nas mesas dos convidados desde a hora da chegada. Podem ser torradas com patê, amendoim, etc.

Não esqueçam de preparar a mesa de guloseimas com balas, pirulitos, bombons, mashimelow, chocolates, m&m´s, batons, jujubas que podem ser servidos em potes de vidro ou em embalagens individualizadas como caixinhas, latinhas, tubetes e garrafinhas.

  1. Animação e Diversão

Festinha infantil sem alguma diversão diferente não rola. Se o local da festa tiver espaço, dá para contratar alguns brinquedos como piscina de bolinhas e a cama elástica (ou pula-pula).

Montar um espaço com brinquedos da própria criança, massinha, lápis de cor e folhas, organize jogos e brincadeiras como dança da laranja, dança da cadeira entre outras é opção para quem tem um orçamento pequeno e não quer contratar recreadores.

  1. As lembrancinhas

Lembrancinhas são para as crianças, não precisa fazer para os adultos (a não ser que você queira). Um detalhe importante é não esquecer de fazer algumas lembrancinhas extras, para o caso de algum convidado levar um amiguinho ou irmão.

Escolha lembrancinhas que as crianças vão aproveitar mais depois. Tente algo diferente. Compre caixas grandes de lápis de cor, giz de cera, tinta para pintar com os dedos, adesivos, carimbos e papel, e depois dividir tudo em saquinhos menores ou latinhas para montar um kit de arte para cada criança.

  1. Dê preferência por contratar fornecedores que você já conheça ou que foram indicados por alguém próximo
  2. Inicie a festa com brincadeira, depois os parabéns e por fim as sacolinhas surpresa para as crianças.

Alerta!!!

Uma festa tem duração de 3 a 4 horas. Numa festa animada que a duração seja mais de cinco horas espera-se que as pessoas comam e bebam mais.

Se você planejou a sua festa no verão o consumo de bebidas é maior. Não esqueça de oferecer água.

Espero que tenham gostado!!!

Beijos…

Share Button

Leia Também

Cálculo para Festa

Fazer o cálculo de consumo na hora de organizar uma festa, é essencial. O cálculo deve ser feito de forma que não falte, mas que também não haja desperdício ou gastos desnecessários.

7 comentarios

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Muito bacana o site de vocês só tenho a elogiar, muito interessante o trabalho que vocês fazem. Parabéns 🙂

  3. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  4. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

  5. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *