segunda-feira, 18/06/2018
Início / Dicas de Mãe / Como ensinar os filhos a dizer NÃO para estranhos

Como ensinar os filhos a dizer NÃO para estranhos

Desde de quando éramos crianças ouvimos a frase “Não fale com estranho” e falamos até hoje com nossos filhos. Ao mesmo tempo pedimos que sejam simpáticos com as pessoas e isso acaba confundindo a cabecinha deles.

O que devemos fazer? Como ensinar aos filhos o perigo que o mundo oferece?

A depender da idade, algumas crianças não sabem quem são os estranhos. Antes de mais nada pergunte: “você sabe o que são pessoas estranhas? ”

Se ele não souber, explique que são pessoas que ele não conhece. Não são necessariamente pessoas boas ou más, apenas pessoas que não conhecem. Os estranhos não são assustadores como geralmente pintamos para as crianças, pelo contrário, eles são “amigáveis” e provavelmente tem algo que criança goste para oferecer.

Mostre em quais pessoas ela deve confiar além dos avós e tios. Pode ser o pai de um amiguinho, professor, etc. Ressalte figuras de autoridade, como vigilantes e funcionários de lojas, para que seu filho possa identificar estranhos que sejam capazes de ajudar.

Vale também falar sobre ser tocada por outra pessoa. Na hora do banho, por exemplo, aproveite o momento para explicar que nunca deixe estranhos tocarem nas suas partes íntimas, é melhor que apenas papai e mamãe tenham acesso.

Os adolescentes não estão fora desse tipo de orientação. Quando chega a pré-adolescência e a adolescência, novas perspectivas devem ser acrescentadas às orientações sobre o assunto.

Cada faixa etária precisará de mais informações, porque o universo de experiências torna-se mais amplo com o passar do tempo. É preciso falar para o pré-adolescente que estranhos – e até conhecidos – tentarão seduzi-lo com drogas e que elas fazem mal.

Essas instruções precisam ser repetidas sempre que for necessário já que as crianças não vão entender da primeira vez que for falado. A repetição é sempre uma forma de lembrá-los o que fazer na hora que um incidente acontecer.

Espero ter ajudado!

Beijos…

Share Button

Leia Também

A importância da atividade física para crianças

Desde o primeiro ano de vida a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *