quarta-feira, 17/01/2018
Início / Dicas de Mãe / Brincadeira nas Férias
Em algumas cidades as férias já chegaram e aí vem o desespero dos pais que não entram de férias juntos. O que fazer com as crianças nesse período?

Brincadeira nas Férias

Olá Tagarelinhas!!

Em algumas cidades as férias já chegaram e aí vem o desespero dos pais que não entram de férias juntos. O que fazer com as crianças nesse período?

matheus-e-jailson
Matheus e Jailsinho

As crianças e jovens ficam super animados quando esse momento chega que desaparecem as obrigações, os horários e entra a diversão. Nos primeiros dias os aliados são o computador, os vídeo games, a televisão e até mesmo o celular para ficar fazendo selfie. Mas como tudo demais entedia aí vem o ”não tenho nada para fazer” e é aí que surgem muitos e diversificados conflitos.

Alguns pais apelam para colônias de férias, tardes na casa de outros parentes ou amiguinhos, sítios da vovó. Mas novas opções vêm sendo encontradas pelos pais, que não estão dispostos a lançar mão do orçamento mensal tantas vezes ao ano.

Para aproveitar o tempo livre organize junto com as crianças um planejamento das férias com dias e horários reservados para atividades dirigidas , que serão cobradas pelos pais e um tempo livre onde entram brincadeiras, passeios, viagens, computador, cinema, jogos, esportes, etc. A leitura e a escrita não podem tirar férias, não é? Então peça que a criança escolha um livro de sua preferência para ser seu companheiro nesses momentos de pausa escolar, anotar recados e  fazer a lista do supermercado para a mamãe é bem legal para treinar a escrita.

Algumas idéias para esse período que não custam caro:

  • arrumação de armários, material escolar, brinquedos, roupas, uniformes, pedir para as crianças pra escrever ou desenhar as etiquetas para as gavetas;
  • passeios a museus, a parques ecológicos, ao mercado da cidade trazem horas de diversão e aquisição de novos conhecimentos;
  • os pequeninos adoram serem reconhecidos pelos mais velhos: pegar a correspondência, aprender a forrar a cama, trocar a água do cachorro, molhar o jardim, fazem com que a criança tenha uma noção de responsabilidade;
  • deixar as crianças ajudarem na cozinha fazendo aquele receita fácil e que todo mundo gosta também é bem legal;
  • se unir com alguns vizinhos e contratar uma recreadora por algumas horas para fazer brincadeiras, jogos e esportes também é uma forma de garantir a diversão da criançada.
    matheus-e-gabriel
    Matheus recebeu seu amiguinho Gabriel para                       passar a tarde em sua casa.
  • uma opção é fazer um rodízio de atividades nas casas dos coleguinhas, pode rolar uma sessão de cinema com pipoca, brincadeiras com massinha de modelar, oficina de leitura. Basta ter um adulto coordenando as atividades.
  • andar de bicicleta ou ir a um parque onde seja possível correr, interagir com animais e fazer um piquenique é um bom programa.

Agora a diversão maior para os filhos é ter a companhia dos pais, por isso, tente programar coisas para vocês fazerem juntos no fim do dia ou nos finais de semana. Conta uma história antes de dormir, ou fazer uma cabana com lençóis e preparar um lanche para comer dentro já é motivo para muita curtição em família!

Boas Férias!!!!

Espero que eu tenha ajudado!!

Beijos

Share Button

Leia Também

A importância da atividade física para crianças

Desde o primeiro ano de vida a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.

3 comentarios

  1. Gabriela Marsiglia

    Ótimo texto, excelentes ideias e dicas maravilhosas! Ameiii!!! Parabéns pelo site ?????

  2. Muito bom mesmo!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *